O vínculo afetivo entre membros de uma família beneficia não somente a unidade familiar, mas cada pessoa individualmente.
Conservar a família unida é, para muitos, fácil e prazeroso. Outros, contudo, podem demonstrar resistência até certo ponto, afinal, nem todos estão dispostos a fazer concessões. Trata-se, na verdade, de adotar novos hábitos que podem ser incorporados aos poucos na rotina da família.
Confira 13 hábitos que melhorarão o amor e a união de qualquer família:
Conteúdo desse artigo
Toggle1. Gestão eficiente de tempo
Esse é o primeiro hábito que precisa ser adotado para se conseguir desenvolver os demais. Se o tempo estiver sendo desperdiçado em atividades de pouca importância ou sendo consumido pelo trabalho, fica praticamente impossível promover a união no lar. Esse trabalho, definitivamente, exige tempo.
2. Comunicação eficaz
Certamente o diálogo é essencial para o entendimento. Todos têm necessidade de falar, mas todos precisam aprender a ouvir para a comunicação fluir. Para isso, é necessário um período de silêncio para meditar sobre o que foi dito, a fim de que a mensagem seja assimilada.
Outra maneira de se expressar é por meio de expressões não verbais, como sorrisos, um mexer de sobrancelhas, piscadinhas, movimentos afirmativos ou negativos com a cabeça, entre outros.
Através dessas formas de comunicação podem ser transmitidas mensagens de aprovação, ternura, apoio, amor, tão essenciais para a união familiar.
3. Refeições
Um hábito tão antigo e simples, todavia com grande poder de promover a união é a família sentar-se junta à mesa durante as refeições, livre das distrações das tecnologias. Nessas horas não somente o corpo está sendo nutrido, mas o apreço mútuo.
4. Culinária
Não apenas comer, mas preparar o alimento juntos é algo que realmente promove a união no lar.
5. Trabalho em casa
Quando a família se une para limpar a casa ou o quintal, pintar paredes, fazer uma horta ou qualquer trabalho caseiro, algo incrível está sendo fortalecido: o espírito de equipe e a união em busca de um objetivo.
6. Reuniões semanais
Marcar um encontro semanal em casa para instruir os filhos, para tratar de questões familiares ou simplesmente para jogar conversa fora fortalecerá incrivelmente o convívio entre os membros da família.
7. Lazer
Reunir a família periodicamente para passear, andar de bicicleta, fazer piquenique, andar no parque, ou outras atividades salutares alegra o coração, melhora a saúde e a mente, além de promover a união.
8. Pedir perdão
Desculpar-se por ter causado mágoas é essencial para desfazer os nós que frequentemente se formam em relações tão íntimas como as familiares.
9. Oferecer perdão
Tão importante quanto pedir o perdão, é perdoar uma ofensa. O arrependimento e o perdão andam de braços dados e são fundamentais para manter a paz no lar e a paz de espírito.
10. Bom humor
O bom humor, além de altamente contagiante, deixa um ambiente mais leve, propício para promover a união.
11. Aprender a lidar com as diferenças
Talvez esse seja o maior desafio dentro de um lar: conviver com pessoas que, apesar de serem do mesmo sangue, possuem personalidades tão distintas. O único meio de resolver essa questão é, em vez de tentar mudar o outro, esforçar-se para mudar a forma como o vê.
12. Estar disponível
Uma das maiores demonstrações de apreço é dar uma atenção especial àquele familiar que precisa conversar, ou precisa de uma ajuda ou apoio, mesmo quando há coisas importantes a fazer. Significa parar de fazer algo bom para fazer algo melhor, demonstra sua preocupação para com o outro.
13. Férias semestrais ou anuais
Toda família precisa e merece dar uma pausa, pelo menos anual, na rotina. Assim, é um descanso mais que necessário, e um período que fará toda a diferença na vida de cada membro da família.
Desenvolver os hábitos acima é investir no que há de mais valioso na vida: as pessoas que se ama. É um esforço que beneficia grandemente a família no presente e será um legado para muitas gerações.