Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
Rua Esteves Júnior, 50, Sala 404 - Florianópolis
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

TABUS FEMININOS

Ao olharmos para os tempos antigos, percebemos que a mulher conquistou muito espaço: direitos, visibilidade, mais poder e voz.

Porém, parte dessa liberdade não é alcançada frente à cultura de uma sociedade que impõe diversos tabus femininos. Podemos comemorar algumas conquistas. No entanto, o universo feminino precisa da quebra de variadas imposições sociais que afetam cotidianamente a vida das mulheres. Romper alguns tabus faz parte dessa modificação e reconstrução de pensamentos.

O julgamento da roupa que uma mulher veste, por exemplo, pode oscilar entre o vulgar e o sensual, o indecente e o decente, o desleixado e o exagerado. Entre outras comparações, é possível que adjetivos e apelidos surjam em comentários, apenas por uma saia curta ou roupas justas. Porém, o que importa é o conforto e a identificação da mulher com as suas roupas. A opinião alheia não tem, ou não deve ter, mais espaço do que o nosso direito de escolha.

Além das vestimentas, outras críticas contribuem para os tabus femininos, como a relação com uma beleza idealizada. As grandes mídias expõem com frequência a imagem de uma mulher sem celulite, magra, com unhas bem-feitas e todas as características que conhecemos. Contudo, não é essa a realidade da maioria das mulheres. Com certeza esse padrão não deveria ser tão mentalizado como referência. A beleza feminina mais verdadeira não impõe um padrão físico, mas uma série de qualidades internas que caracterizam uma linda mulher.

A mulher deve ter o poder de decisão e a liberdade de escolha. Ela pode tomar a iniciativa em relacionamentos, iniciar uma conversa com alguém que tenha interesse, sem a mentalidade de que só cabe ao homem a aproximação. Ela pode explorar o próprio corpo e conhecer melhor sua intimidade, prevenindo-se de doenças e entendo melhor os seus momentos de prazer. Ela tem a capacidade de ser o que ela quiser ser.

Conversar sobre os tabus femininos já é um enorme passo para a transformação de uma sociedade, que infelizmente carrega muita pressão sobre as mulheres. E nessa caminhada precisamos do apoio de várias multidões. A melhoria do espaço feminino começa em algumas conversas, grandes atitudes e variadas ações. Vamos ajudar a quebrar esses tabus que pressionam nossas escolhas. Assim como vamos contribuir para o que deveria ser naturalmente visto: um espaço mais livre para as mulheres.

Se você se sente presa por algum dos tabus femininos, procure uma psicóloga.
Entre em contato com a nossa clínica de atendimento psicológico em Porto Alegre através desse link.
Gostou? Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram

Posts Relacionados

Confira os assuntos de maior interesse

avaliação psicológica bônus




    Se identificou com o assunto deste post?


    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone