Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
Rua Esteves Júnior, 50, Sala 404 - Florianópolis
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

Capgras: conheça mais sobre esta síndrome

Imagine você chegar um dia em sua casa e ter a certeza de que toda sua família foi substituída por impostores, que tem a mesma aparência que sua mãe, seu marido, seu filho, este é um dos sintomas da Síndrome de Capgras.

Essas pessoas sabem todos os detalhes relevantes e íntimos da sua vida. No entanto, você tem convicção de que estão tentando enganar você porque acha que tudo é uma farsa e não consegue sentir qualquer vínculo com essas pessoas devido a essa certeza isto é Síndrome de Capgras.

Parece uma situação muito estranha, mas existem pessoas que passam exatamente por essa experiência. Esse distúrbio foi descrito pelos médicos Joseph Capgras e Jean Reboul-Lachaux. Os dois franceses trataram uma mulher que estava convencida de que sua família e vizinhos tinham sido trocados por impostores.

A Síndrome de Capgras é um distúrbio raro;  caracteriza-se basicamente pela crença ilusória de que pessoas próximas foram substituídas por um impostor idêntico.

Também chamada de delírio de sósias, a síndrome é considerada um transtorno psiquiátrico em que a pessoa que sofre não identifica emocionalmente seus familiares e amigos, mas existe um reconhecimento sem sensação de familiaridade.

Os sintomas mais perceptíveis do distúrbio são: o evitamento de proximidade com o membro da família que antes havia um vinculo emocional forte e a rejeição.

Desde 1923, quando foi descrito o primeiro caso, até hoje, os pesquisadores ainda não tem certeza do que desencadeia esse distúrbio. Estudos mostram que aparece mais em pessoas que já sofrem de alterações psicóticas; como esquizofrenia e transtornos de humor.  Além disso, pode ocorrer em pessoas que sofrem de Alzheimer, epilepsia e traumatismos cranianos.

Certamente, por ser uma síndrome sem muitas explicações sobre a causa, a Ilusão de Capgras também é de difícil tratamento. Em geral, o tratamento se dá através da terapia individual para conduzir o paciente a restabelecer a realidade. Além disso, também são utilizadas intervenções com familiares, devido ao desgaste emocional que a síndrome causa. Também é importante o uso de medicamentos antipsicóticos e antidepressivos.

Por Lívia Atkinson – Psicóloga da Equipe Psicotér

Psicotér: clínica de psicologia em Porto Alegre com atendimento presencial, online e domiciliar.

Gostou? Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram

Posts Relacionados

Confira os assuntos de maior interesse

avaliação psicológica bônus




    Se identificou com o assunto deste post?


    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone