Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Tenho que ter um namorado(a): Fatos que você precisa saber

Categoria: Comportamento, Relacionamentos

Quem nunca escutou alguma vez na vida, perguntas como: você vai prestar vestibular quando?

Quando vais começar a trabalhar?

Por que você ainda não tem um namorado(a)? Quando você vai casar? Quando vem o bebê? Quando você vai dar um irmãozinho ao João?

Muitas vezes, ao vivenciar essas situações passamos a nos questionar o porquê seguimos pelas imposições da sociedade. Isso, às vezes, ocorre de forma automática; sem nos darmos conta do que realmente queremos para nossa vida) ou o porquê deixamos de seguir o padrão social.

Será que o fato de você não ter um namorado ou namorada significa que está infeliz? Pois então, as cobranças percebidas também são associadas, muitas vezes, à infelicidade, sob o olhar do outro. E como está a sua autocobrança em relação a ter um namorado(a)? Você já se perguntou se é realmente isso que quer para a sua vida?

A partir das pressões da sociedade e por uma cultura fortemente arraigada alguns acabam por assumir papéis e dão continuidade a um modelo exclusivo de realização pessoal, deixando de lado os seus interesses e sonhos, ou melhor, de realmente conhecer e permitir-se fazer feliz, seja sozinha ou acompanhada de alguém.

Para muitas pessoas, ao se deparar com essa pressão social, implica em sentimentos de tristeza, inadequação em relação ao que esperam de si, sentimentos também como de se sentir diminuído diante da expectativa ou de não ser capaz o suficiente ou condizente aos parâmetros impostos. E, além disso, muitos se questionam se há algo de errado consigo.

Existem aqueles que passam por cima do que realmente querem para si e estão em relações nas quais acabam por aceitar situações que não condizem com os seus valores e seus interesses, e sim para manter um status de namoro, de comodismo, estabilidade afetiva, medo da solidão, um futuro assegurado frente à constituição de família. Contudo, essas pessoas acabam castrando a sua existência, pois deixam de viver a sua história para seguir em uma vida sob expectativas dos outros.

E onde está você nessa história? As cobranças sempre irão existir. Por isso é muito importante a maneira como você vai lidar ao se deparar com elas. Às vezes, não sabemos o que queremos para nossas vidas e nos sentimos perdidos. Buscar o autoconhecimento ajuda no encontro desse caminho. Entender os nossos valores permite ir atrás do que queremos a partir de nossa visão e possibilitará assumir um papel sob o que esperamos de nós mesmos. Estar apropriado acerca de si tornará você um alguém mais seguro, preparado para lidar com as cobranças.

As pressões e cobranças dos outros nos assustam. Se não pararmos para refletir em quem somos e no que queremos, a expectativa do outro pode nos consumir, trazendo prejuízos e adoecendo a nossa saúde mental. Buscar a psicoterapia pode ajudar a entender e a tratar os sintomas desenvolvidos. Assim como a ansiedade, a autocobrança, por exemplo, além de trabalhar com os seus pensamentos, sentimentos e emoções.

A partir do momento que você sabe o que quer e quem és, além de deixar de se cobrar tanto, os questionamentos da sociedade se tornarão mais leves e melhor administrados; com a percepção de si mesmo terás maior clareza acerca de seu papel no mundo.

Por Amanda Hasse – Psicóloga da Equipe Psicoter

 

Sente-se pressionado(a) a seguir o que a sociedade impõe? Procure uma orientação especializada.
Entre em contato conosco através desse link para uma avaliação gratuita, presencial ou online, na Psicotér: clínica de psicologia em Porto Alegre e entenda como a psicoterapia individual pode te ajudar.
Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Comentário Fechado

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: