Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

AUTOSSACRIFÍCIO: Pessoas que vivem para os outros e se esquecem de viver a própria vida.

Publicado em 4 de junho de 2018
Categoria: Autoconhecimento, Psicoterapia, Psicoterapia Cognitivo Comportamental

O autossacrifício é cometido muitas vezes sem nos darmos conta, nem notamos que estamos praticando este comportamento.

É confortável ter alguém que nos motive, que nos ajude a tomar decisões e encontrar soluções para nossos problemas. Afinal, para escolhermos um caminho precisamos abrir mão da alternativa e essa decisão envolve riscos e responsabilidades.

Dessa forma, uma pessoa que nos auxilie nessas questões também nos ajuda a diluir a frustração quando a decisão tomada for desfavorável. Por outro lado, como tudo na vida, os excessos não são saudáveis e algo que poderia ser considerado um facilitador, quando é em exagero acaba se tornando um transtorno.

Esse mecanismo de controle nem sempre é tão claro, podendo se esconder atrás de atitudes de uma pessoa “muito dedicada”, por exemplo. Alguém com “boas intenções”, mas que acaba aprisionando o outro numa relação abusiva de culpa, medo, insegurança, dependência.

O prejuízo é dos dois lados. A pessoa que vive a vida do outro se concentra tanto em controlar cada momento da vida dele que não sobra muito tempo para cuidar da sua. Na maioria das vezes, inclusive, essa dinâmica não é o resultado, mas a origem do problema.

No entanto, mais cedo ou mais tarde as consequências vêm à tona. O filho ou o cônjuge se sente oprimido, limitado e se rebela querendo recuperar ou conquistar sua liberdade e se distancia daquele que lhe aprisionou.

Por Sandra Arreal – Psicóloga da Equipe Psicotér

Quer conhecer a Psicóloga Sandra e entender um pouco mais sobre o autossacrifício? Entra em contato com a Psicotér e agende sua avaliação gratuita! ? FALE CONOSCO

Psicotér: clínica de psicologia em Porto Alegre com atendimento presencial e online.

Clique para solicitar avaliação bônus

Veja Mais


    Se identificou com o assunto deste post?
    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Gostou? Compartilhe:

    Leia Também

    Comentário Fechado

    AUTOSSACRIFÍCIO: Pessoas que vivem para os outros.