Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Psicoterapia Individual

Psicoterapia individual busca promover a saúde emocional e mental do individuo. Assim, objetivando a melhoria da qualidade de vida da pessoa e dos seus relacionamentos. Consequentemente tornando-a capaz de reconhecer suas habilidades e competências.

Imagem - Psicoterapia Individual

Em primeiro lugar, a psicoterapia individual é só uma das ferramentas da psicologia. No entanto pode ser um processo de reflexão, escuta de si próprio e autoconhecimento de forma orientada. Quanto mais nós ampliarmos a consciência de conteúdos que guardamos dentro de nós, mais condições teremos de tomar decisões assertivas. Desta forma, seremos mais realizados e felizes em todas as áreas de nossa vida. Todos temos conflitos, portanto a pessoa que se trata está mais preparada para lidar com as adversidades e superar limites.

Tudo o que não resolvemos ou tentamos não pensar, podem tornar-se vivências que retornam em forma de sintomas. Bem como, a saúde mental é inerente ao individuo e cuidar de si é um trabalho de evolução e aprendizagem contínua.

PRIMEIRO PASSO: QUANDO E POR QUE BUSCAR A PSICOTERAPIA INDIVIDUAL?

O principal objetivo da psicoterapia individual ainda é o tratamento de problemas emocionais e a necessidade de enfrentamento de inúmeras dificuldades; em situações de crise ou momentos difíceis da vida.

Por que buscar ajuda com a Psicoterapia?

Em virtude disto, as pessoas buscam nesse espaço o alívio da dor, a cura psíquica e a resolução de conflitos através do vínculo terapêutico, diálogo, instrumentos, métodos e técnicas. Assim, a busca pela psicoterapia pode se dar por inúmeros motivos, lembrando que isso é válido para todas as idades, como forma de tratamento ou prevenção.

Apesar da evolução da tecnologia, maior acesso a convênios psicológicos e informações, ainda nos deparamos com preconceitos quanto a psicoterapia. Muitos pensam que ir ao psicólogo é “coisa para louco”, como se tivesse que haver uma doença mental instituída para justificar a busca pelo atendimento psicológico. Porém o ser humano é um ser imperfeito, todos somos fruto de uma história de vida, adquirindo marcas e experiências ao longo da vida; às vezes boas e às vezes ruins, o que nos tornam pessoas inseguras.

Vencendo a depressão, crises de ansiedade, timidez, insegurança emocional ou dependência química.

Seja qual for o problema, o processo da psicoterapia individual é capaz de promover mudanças internas no jeito de ser de cada um; ajudar uma pessoa com sintomas graves a vencer uma depressão ou uma crise de ansiedade ou, ainda, combater o uso de drogas. Por exemplo, bem como alterações de comportamentos, emoções e pensamentos disfuncionais, que causam sofrimento. Em Porto Alegre (POA) contamos com diversos ENDEREÇOS.

SEGUNDO PASSO: O QUE ESPERAR DA PRIMEIRA CONSULTA?

Decidir e marcar a primeira consulta, talvez faça você sentir algum constrangimento, insegurança ou intranquilidade, pela situação nova que se apresenta, por ser desconhecido e não se ter uma ideia clara do que dizer, perguntar ou esperar desse processo. RELAXE!

A primeira consulta será uma triagem, uma avaliação, e por isso não terá custo nenhum. Depois disto, é quando você e a psicóloga ou psicólogo irão se conhecer pessoalmente, o profissional irá investigar as queixas ou o que o levou até ali e elaborar um planejamento para ser seguido ao longo do processo psicoterapêutico aqui na clínica Psicotér.

AQUI NA PSICOTÉR VOCÊ TEM UMA AVALIAÇÃO BÔNUS

Acima de tudo, sentir-se bem, à vontade, acolhido e gostar do ambiente, é fundamental para o sucesso terapêutico. Você poderá falar livremente da sua situação concreta; das dificuldades ou mal estar que está instalado no seu dia a dia, enfim, do seu sofrimento e de tudo o que lhe incomoda ou que não está conseguindo resolver. Portanto, é neste momento o psicólogo além de investigar o problema e indicar a abordagem terapêutica; também combinará o valor e frequência da terapia. Venha fazer parte de uma CLÍNICA DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO que deste 2010 vem realizando transformações de vidas e que conta com uns dos melhores especialistas da área.

TERCEIRO PASSO: E DEPOIS?

Acima de tudo, a frequência, duração do tratamento e período de cada sessão é variável e faz parte da indicação terapêutica. Geralmente, em termos ideais, a duração da consulta é de 45 minutos de atendimento, por semana. O tempo será avaliado pelo psicoterapeuta, podendo ser limitado para casos agudos, que buscam tratamento breve e focal, por um tempo prolongado ou até mesmo indeterminado como no caso de síndromes e dificuldades severas. Consequentemente o acompanhamento do tratamento será feito de forma excelente.

Nós podemos ajudar! NOSSA EQUIPE é especializada e utiliza diferentes abordagens teóricas para melhor atender você. São elas: Psicoterapia Psicanalítica (psicanálise – psicanalista), Junguiana, Cognitivo Comportamental, Transpessoal, Corporal, Sistêmica.

Conheça mais sobre as PSICOTERAPIAS.

 

Veja aqui os BENEFÍCIOS DA PSICOTERAPIA e se ficou com DÚVIDAS? Vem conversar com a gente!

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: