Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Psicoterapia para Professores

 É comum o professor sofrer de stress ? Por que?

A Psicoterapia para professores tem se tornado uma prática bastante utilizada. Afinal, é crescente o número de professores e funcionários de escolas com queixas resultantes de estressores. Sendo estes, advindos de diversos fatos e situações, aos quais são submetidos, constantemente, em seu trabalho nas escolas.

Imagem - Psicoterapia para professores

O ambiente escolar e de sala de aula torna-se exaustivo e nocivo para muitos professores. Em suma, vivem sob pressão, lidam com problemas complexos, afetando a sua saúde física e mental. Logo, surgem os impactos que podem ser geralmente crônicos e severos. Assim, impactando nas diversas áreas de sua vida: pessoal, social, familiar e profissional.

Quais os prejuízos são provocados pelo estresse ?

Tais estressores compreendem: relações sociais insatisfatórias entre colegas, mas também entre professores e alunos; problemas de comportamento dos alunos e suas famílias; excesso de trabalho; remuneração defasada; escassos recursos didáticos.

De tal forma, que essas situações desgastantes levam, muitas vezes, à formação de sintomas e quadros psicopatológicos. E claro, atrelados às atividades laborativas do professor. Neste contexto, entre as queixas e doenças mais comuns estão o cansaço físico e mental; podendo levar ao esgotamento profissional (Síndrome de Burnout); quadros de LER (lesões por esforços repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho); transtornos de humor; depressão; quadros fóbico-ansiosos; autoestima reduzida, entre outros.

Além disso, a terapia individual ou de grupo constitui fator determinante para que professores e funcionários aprendam a lidar com tais estressores. Entre as situações desgastantes e demais dificuldades, atuando como apoio e fortalecimento dos recursos e capacidades do educador.

Quais os benefícios da Psicoterapia para Professores ?

Portanto, o uso da psicoterapia para professores contribui positivamente na prevenção, manutenção e recuperação da saúde mental destes profissionais. Assim, desenvolvendo as habilidades emocionais, cognitivas e comportamentais do corpo docente. Dessa forma, os benefícios da psicoterapia surgem na qualidade de vida desses funcionários e professores, tornando-os mais motivados e seguros.

Está sentindo algum sintoma de estresse e acredita que é um momento interessante para ter um espaço para dialogar? Então, entre em contato com a gente através do FALE CONOSCO.

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: