Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Psicoterapia Infantil

A psicoterapia infantil trabalha com o objetivo de favorecer o bem estar e a qualidade de vida da criança e de sua família. Da mesma forma, essa prática também é útil na prevenção de problemas familiares e infantis. Até mesmo na redução de dificuldades já instaladas na criança.

Imagem - psicoterapia infantil

Pois então, quanto mais precoce for o tratamento psicológico, maiores são as chances de superação e cura. Uma criança não tem a sua personalidade formada  e quanto mais tenra a idade maior é sua plasticidade cerebral. Desta forma podendo mostrar maior capacidade para aprendizagens.

Atenção aos Sinais – Diagnóstico e Tratamento !

A psicoterapia infantil tem indicação nos casos em que a criança apresenta significativa insegurança, timidez, falta de autonomia, fobias (medos), alterações de comportamentos, déficit de atenção ou hiperatividade (TDAH). Além de diversos outros diagnósticos como: distúrbios alimentares; insônia; irritabilidade; baixa tolerância à frustração; agressividade; problemas de aprendizagem; separação dos pais ou algum evento traumático.

É importante contar com uma rede de apoio, educadores, orientador escolar, psicólogo, às vezes até mesmo familiares e amigos para solucionar problemas.  Sobretudo, fortalecer a parceria entre família, escola e psicólogo vai tornar a criança mais capaz e segura de se desenvolver  de forma saudável.

Será que meu filho realmente precisa ?

A busca por atendimento na infância geralmente é um tabu para os pais ou responsáveis.  Pois estes lidam com a sua sensação de fracasso ou impotência, sentindo-se frustrados diante das dificuldades do filho. No entanto, oferecer todo o suporte, apoio e ajuda que seu filho necessita, vai além do relacionamento pais e filhos.

O espaço terapêutico é um ambiente em que a pessoa reproduz o seu mundo interno;  Assim expressando suas vivências fora do consultório, suas maiores particularidades. Bem como o relacionamento com os pais, professores, figuras de autoridade, relacionamentos com o amigos, suas percepções e sentimentos.

Os testes, métodos e técnicas utilizadas com crianças são lúdicas (ludoterapia), através de jogos, desenhos, atividades e brinquedos. A criança não verbaliza como um adulto e não apresenta as mesmas resistências. O psicólogo busca incentivar a interação com a criança, buscando comunicação, a livre expressão, a criatividade, a iniciativa e o estabelecimento da confiança no vínculo terapêutico.

Como a psicoterapia infantil atua?

Se você identificou algum problema emocional ou  psicológico em seus filhos, mas tem receio da abordagem que será dada pelo psicoterapeuta, saiba que a psicologia infantil é feita de acordo com a faixa etária da criança.

Raramente uma criança dirá espontaneamente que precisa de ajuda profissional para resolver seus problemas. Já os adolescentes estão mais inseridos no mundo adulto e com maior consciência.  Em virtude disto podem procurar um psicólogo por conta própria ou solicitar aos pais.

Os pais são peças fundamentais no tratamento infantil, participando da anamnese (história de vida da criança) e em todas as etapas do tratamento. Normalmente a criança frequentará a terapia 45 minutos por semana abrangendo a um convívio diário no contexto familiar e escolar. Contudo muitas vezes os pais terão que ser orientados a lidar com as dificuldades demonstradas. Assim aprendendo um manejo adequado e compartilhando essas informações com  as pessoas que participam da vida da criança.

Portanto dê importância ao que eles dizem e demonstram. Assim estando disposto e aberto a conversar e buscar ajuda diretamente. Não deixe de lado os sentimentos e mudanças comportamentais de seu filho, acreditando que “um dia passa”. Em síntese, o papel da psicoterapia é fundamental para o sucesso do desenvolvimento da personalidade.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas com NOSSA EQUIPE ou conheça a Psicotér – Clínica de Psicologia

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: