Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Processo Seletivo de Profissionais

O processo seletivo de profissionais consiste na identificação de talentos, através de um processo criterioso de escolha das pessoas que irão compor o quadro funcional de uma organização. A contratação de novos profissionais deve contar com um planejamento estratégico por parte da empresa para ser assertiva e correta.

Imagem - processo seletivo de profissionais

O Processo da Seleção de Profissionais

O processo seletivo tem diferentes etapas que vão desde a triagem, avaliação, escolha e contratação do trabalhador. Tem como início o levantamento e definição do perfil profissional, identificando as características, competências e habilidades necessárias para o cargo.

Assim, dá-se início ao recrutamento, ou seja, à busca dos profissionais no mercado de trabalho. Bem como, uma triagem de currículos, onde o avaliador verifica se o perfil do profissional atende aos requisitos da vaga.

Psicólogos e Métodos de Seleção Profissional

Não podemos embasar que qualquer profissional é preparado para conduzir um processo de seleção e ir mais além do simples teste de conhecimentos gerais. Portanto, um bom perfil significa estar atento aos aspectos físicos e psicológicos dos candidatos, algo bastante natural para um psicólogo.

O processo de seleção propriamente dito começa na fase de avaliação psicológica. Essa fase conta com a utilização de testes psicológicos; técnicas de entrevistas; dinâmicas e ferramentas para que a empresa faça a melhor escolha possível.

Esses instrumentos podem ser aplicados de forma individual ou em grupo. A maioria das empresas opta por estruturar o processo seletivo de maneira coletiva nas primeiras etapas e individual nas etapas posteriores. Assim, viabilizando ao final do processo o nível de detalhamento da investigação.

A fase de devolução é a etapa final de um processo seletivo.  Portanto, deve ser igualmente realizada em consideração ao sujeito avaliado. De maneira breve e objetiva, o candidato deve receber o resultado, mesmo em casos negativos.

A importância de um processo de seleção bem feito é crucial, pois as organizações investem tempo, dinheiro, recursos e em profissionais para sua realização. Ao passo que uma escolha errada impacta negativamente e implica em prejuízos para a organização.

O sucesso de um processo seletivo é medido pela baixa rotatividade de profissionais (baixo Turn Over), índice reduzido de demissões, redução de custos com departamento de pessoal, preservando uma imagem positiva da empresa, vista de forma sólida, consistente e estável perante os funcionários.

Entre em contato com a gente através do FALE CONOSCO e solicite um orçamento. 

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: