Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Prevenção às Drogas

O tema Prevenção às Drogas e a Orientação Sexual, atualmente são os temas mais debatidos em salas de aula.  Assim como, segundo pesquisas realizadas, cresce cada vez mais o número de adolescentes e jovens envolvidos com a dependência química. Além de fazer o uso de álcool, outras drogas e sexo desprotegido.

Imagem - Prevenção às Drogas

A escola é um ambiente formador de opinião, sendo corresponsável em oferecer orientação e apoio junto a família.

Esse é um problema antigo que atinge toda a sociedade, no mundo inteiro. Inicialmente, as drogas foram utilizadas até por razões religiosas. Até mesmo, como medicação para alívio da dor e busca de prazer.

Esse problema está mais difundido do que a pessoa normalmente identifica. Pois o usuário de droga não reconhece a necessidade de uso, a falta de controle e os prejuízos do uso. Geralmente é levado a experimentar pela curiosidade, pela influência de amigos, pela busca de sensações agradáveis, entrando num caminho sem volta.

Como abordar os Tipos de Drogas, Seus Usos e Efeitos

Existem diversos tipos de drogas que são classificadas conforme as reações que causam no organismo.

As drogas ditas psicoativas ou psicotrópicas são aquelas que causam alteração no cérebro. Apresentando modificações nas funções cognitivas (atenção, concentração, raciocínio lógico, senso percepção, linguagem, memória). Assim,  provocando alterações nas sensações, emoções e comportamento do indivíduo. Em razão disso, apresentam grande tendência a desenvolver dependência.

Qualquer pessoa que usa drogas corre riscos. Pois ela afeta a saúde física, psicológica, comprometendo a vida acadêmica, afetiva, social e familiar do sujeito. Dessa forma, levando o usuário e seus familiares ao desânimo e desespero.

O uso de drogas torna-se uma doença crônica quando gera dependência química diária. Logo, é improvável que o usuário reconheça o quadro e consiga identificar os sinais de dependência no organismo.

Portanto, define-se como dependência química quando o uso de drogas ocorre de maneira constante. Pois o comportamento se torna impulsivo e recorrente. Dessa forma, a dependência pode acontecer com quaisquer tipos de drogas: cigarro; álcool; maconha; LSD; cocaína; entre outras. Bem como, em diferentes quantidades, onde a pessoa pode estar dependente de uma pequena quantidade de droga que utiliza diariamente. Então, a frequência serve como critério para a doença.

A tolerância é outro indício da dependência química.  Uma vez que o usuário precisa utilizar doses maiores de alguma substância para obter o efeito desejado. E por fim, a abstinência é um sinal importante da doença. A abstinência é caracterizada pela falta do uso de drogas ou pelo desenvolvimento da tolerância. Situações em que organismo demonstra a falta através de sintomas variados. Podendo ser físicos, clínicos, mentais e sociais, de acordo com cada substância que é utilizada, quantidade e frequência.

O Papel da Família, da Escola e do Psicoterapeuta na Prevenção às Drogas

O Labirinto das Drogas é problema crônico, muito antigo e também atual, de grande impacto destrutivo na vida dos usuários e suas família. Pensando nisso, a Psicotér desenvolveu um trabalho para ajudar as escolas nesta árdua tarefa de informar, educar, combater e na prevenção às drogas no ambiente escolar.

A educação deve promover o desenvolvimento saudável dos jovens, sendo um ambiente favorável para a disseminação desta prática. Educadores, funcionários, pais e familiares também carecem de orientação para abordar essa questão dentro das escolas, precisando desenvolver uma postura mais ativa nesse sentido.

Na Psicotér contamos com uma equipe de psicólogos especialistas que podem auxiliar na dinâmica de abordagem com os alunos.

Conheça NOSSA EQUIPE

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: