Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Orientação Vocacional e Profissional

A Orientação Vocacional e Profissional é um aconselhamento de carreira. Podendo ocorrer em diferentes momentos da vida quando se tem dúvidas quanto à escolha da profissão. Da mesma forma, para mudança de emprego e busca de recolocação no mercado de trabalho. Portanto deve-se buscar orientação para esta escolha de forma assertiva.

Quando realizar a Orientação Vocacional/Profissional ?

Imagem - Orientação Vocacional Profissional

Este trabalho é destinado à adolescentes que têm dúvidas sobre qual carreira escolher. Tanto cursos universitários quanto técnicos ou para quem já iniciou um curso de graduação.  Ora para que desistiu ou está desistindo.

Mas também pode ser realizado com profissionais que já experienciaram uma carreira mais longa. E até mesmo por querer mudar de ramo, área ou profissão. Por isto é importante fazer uma orientação vocacional ou profissional.

Outro caso que se aplica é quando ocorre uma demissão onde é necessário se recolocar no mercado de trabalho; replacement.  Mas também, em casos quando vem a aposentadoria.

Grande parte dos jovens atualmente sai da escola antes mesmo de completar 18 anos. E tão logo, se deparam com a dura realidade de escolher o que irão fazer da sua vida profissional… E essa etapa vem carregada de grandes expectativas e pressão, acompanhadas de muitas dúvidas!

Ferramentas, Testes e Técnicas na Orientação Vocacional e Profissional !

Cada vez mais profissionais e empresas se qualificam atuando na consultoria profissional. Logo, um psicólogo pode oferecer elementos, por meio de instrumentos, métodos apropriados e entrevista.  Muitos de uso apenas de psicólogos, para que essa importante escolha seja feita de maneira madura e consciente.

Existem diversos testes e técnicas disponíveis que visam o autoconhecimento, a investigação do perfil do candidato. Desta forma, consistindo numa análise mais detalhada das suas habilidades e competências. Que servirão para embasar essa escolha. Os resultados darão um direcionamento das áreas de conhecimento e interesse. Assim também, das possibilidades de profissões e  opções de carreiras de maior afinidade com você.

Portanto não hesite em buscar a orientação de um profissional especializado. Ainda mais diante de um momento tão crucial da sua vida. Pois fazer uma escolha vocacional bem feita, será essencial para a sua realização profissional.

Não caia nas armadilhas dos testes de orientação da internet prontos e pré definidos. Eles carecem de detalhamento e particularidades. De forma que estas que só poderão ser percebidas por um entrevistador competente. Estas ferramentas da internet surgem apenas como entretenimento. Pois não apresentam fundamento teórico para subsidiar decisões dessa natureza.

Se informe bem antes de optar por suas escolhas

Geralmente 3 motivos levam a uma escolha profissional errada:

1) A influência da família

Essa é uma questão que na maioria dos casos contribui mais com aspectos negativos do que positivos. Geralmente o jovem é alvo de expectativas parentais ao se deparar com a própria escolha. Os pais sonham em ver o filho seguindo uma carreira que eles acreditam que eles teriam sucesso. Não raro desejam que o filho siga uma profissão que ele mesmo não conseguiu ou não pode fazer. Certamente, o futuro profissional desse jovem estará ameaçado se estiver baseado nas expectativas dos pais.

A escolha vocacional baseada em não querer decepcionar os outros impacta negativamente no futuro profissional. Assim podendo levar à frustração. O filho será o único responsável a conviver com as consequências dessa escolha. Tendo em vista, que ele não esteja seguro de qual profissão deve seguir. Nesse sentido, é importante que ele se conecte com as suas caraterísticas e a sua própria história.

2) A influência dos amigos

Não raro, de forma mais determinante que os próprios pais, os amigos ou namorada (o) exercem um papel fundamental nas decisões. É muito comum alguém fazer a escolha de ingressar na mesma faculdade do amigo. Não necessariamente com o intuito de agradar ao outro. Mas especialmente por acreditar que se uma escolha parece tão boa para o amigo, certamente poderá ser para si também. Embora, infelizmente a lógica não é essa, não é assim que as escolhas vocacionais assertivas funcionam.

Por mais afinidades que algumas pessoas tenham entre si, todos as pessoas possuem as suas particularidades e diferenças. Isto que os tornam únicos, e nem tudo que serve para o seu melhor amigo vai ser bom para você. Uma vez que por esse motivo, amigos acabam por ingressar na mesma faculdade. Isto acaba levando parte dele a desistência de buscar sua vocação profissional. Por isso, é muito importante buscar a orientação vocacional e profissional com um especialista.

3) A ilusão no mercado de trabalho

Alguns jovens acreditam em falsos rótulos. Bem como acreditam que determinadas profissões pudessem oferecer alguma espécie de benefício, remuneração, status, poder ou estabilidade.

Eventualmente, no senso comum ouvimos as pessoas dizerem que “os médicos são bem sucedidos”.  Assim como, “a área do direito paga bem” ou que “a área comercial é instável”. Desta forma, constituindo ideias equivocadas e um tanto distorcidas, alimentando fantasias. 

Por isso, é fato que essas escolhas generalistas levam a insatisfação, a frustração e ao fracasso. Tanto que em nem uma área se tem garantias de que o caminho será de sucesso. O mercado é muito mais instável e dinâmico hoje em dia. O que exige uma postura do profissional bem diferente do que já foi no passado. Tanto que a forma das relações bem sucedidas hoje em dia mudaram totalmente.

O mercado de trabalho não é mais o mesmo e o resultado depende, entre diversos fatores; muito mais de você! O que se sabe é que pessoas satisfeitas sentem-se realizadas e felizes. Assim, produzem mais e apresentam resultados melhores. Atualmente, a diversidade humana é muito mais complexa e exige um olhar bem mais individual e qualificado.

Para se obter uma escolha vocacional/profissional satisfatória e segura, tenha em mente algumas dicas:

Ø Busque o autoconhecimento!

Essa escolha só fará sentido se for baseada nas suas áreas de afinidades e interesses. Portanto, faça uma reflexão: primeiro do que você gosta de fazer; segundo no que você é bom ou faz bem; e terceiro o que os outros lhe elogiam e identificam de bom em você. Assim, a partir do levantamento dessas características, talentos e preferências é possível buscar as profissões que mais combinam com você.

Ø Obtenha informações!

A escolha é só sua, se for pra buscar o aconselhamento de terceiros, que seja de um profissional, apto a conhecer você e lhe orientar. Então, busque informações confiáveis sobre uma carreira, visite feiras de profissões e conheça as universidades que oferecem os cursos do seu interesse. Saiba o que se estuda neste curso técnico ou de graduação e as áreas de atuação desse profissional no mercado de trabalho.

Ø Essa escolha não é imutável!

Portanto, é muito importante você saber que essa escolha não será necessariamente o que você vai fazer para o resto da sua vida! Pensamentos como esse trazem muita pressão e angústia, e tantos outros acontecimentos se sucederão na sua carreira além do que você possa prever ou imaginar. As pessoas mudam muito ao longo da vida, só é possível fazer uma boa escolha baseado no que você apresenta hoje e não no que poderia mudar algum dia.

Deste modo, a escolha da profissão é um momento crucial na vida de uma pessoa. Exigindo muito autoconhecimento, consciência, conhecimento e coragem! Se estiver inseguro, não hesite em procurar um profissional para realizar uma orientação vocacional e profissional.

Então, fazer essa escolha bem feita, baseada no que realmente importa para você, seus valores, ideias e expectativas pessoais é o que pode garantir a sua realização profissional e o sucesso.

Fique atento às dicas e, precisando de Orientação Vocacional e Profissional, procure NOSSA EQUIPE de psicólogos especializados.

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: