Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Neuropsicologia

O que é  Neuropsicologia ?

A neuropsicologia é a área que estuda a neurologia aplicada à psicologia. Ou seja, o funcionamento do cérebro e sua interação com o comportamento humano.

Logo, uma avaliação neuropsicológica investiga e descreve as áreas cognitivas/comportamentais afetadas nos pacientes. Bem como, a extensão e intensidade desses prejuízos.

Imagem - Neuropsicologia

Os objetos de estudo são como as sinapses, onde neurotransmissores e neurônios influenciam no jeito de ser das pessoas. Compreendendo como elas agem, pensam e sentem.

São utilizados testes específicos, métodos e técnicas de entrevistas que fornecem dados objetivos.  Assim, formulando hipóteses sobre o funcionamento cerebral e o comportamento humano.

É a ciência que se detém em conhecer as funções executivas do sujeito. Tais como, capacidade de atenção, concentração, senso percepção, linguagem, raciocínio lógico e memória. Por exemplo, auxiliando na tomada de decisões de diversos profissionais da área da saúde. Servindo, mais ou menos, como um exame de raio x que confirma ou não uma hipótese diagnóstica.

Avaliação, Diagnóstico e Reabilitação

A avaliação neuropsicológica é realizada por um profissional especializado, geralmente um neuropsicólogo.

A avaliação neuropsicológica pode ser feita com pessoas de todas as idades e em diferentes fases da vida. Bem como com crianças, adolescentes, adultos ou idosos. A investigação pode apontar doenças, lesões e alterações cerebrais, norteando um diagnóstico mais preciso, escolha do tratamento, ações futuras e prognóstico.

A reabilitação neuropsicológica é indicada na suspeita de distúrbios. Isto é,  quando um indivíduo apresenta prejuízos cognitivos, alterações de comportamento, transtornos neurológicos ou psiquiátricos. O processo de reabilitação busca identificar as habilidades preservadas e o desenvolvimento dos aspectos biopsicossociais.  Além de promover a recuperação da pessoa, adaptando-a ao seu ambiente e tornando-a mais independente, autônoma e capaz.

Por fim, a reabilitação é estendida aos responsáveis, pais, familiares e cuidadores. Deste modo, recebem as orientações adequadas de como estimular as dificuldades neurológicas e psicológicas do paciente. Sejam estas motoras, de comunicação, comportamento ou emocional.

Onde encontrar um Neuropsicólogo ?

Se você precisa de um exame neuropsicológico, podemos te ajudar! Conheça NOSSO ESPAÇO e PROFISSIONAIS

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: