Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Avaliação Psicológica (seleção ou desenvolvimento profissional)

O que é Avaliação Psicológica ?

A avaliação psicológica é um procedimento que visa avaliar através de métodos; testes; técnicas e instrumentos previamente validados para a determinada função, os diversos processos psicológicos que compõe o indivíduo.

Imagem - avaliação psicológica

Portanto, o psicólogo é o único profissional habilitado por lei para exercer esta função de avaliação psicológica.

Assim, na Psicotér, a avaliação contempla uma análise detalhada dos aspectos cognitivos e de personalidade do paciente. Dessa forma, utilizando instrumentos de avaliação devidamente validados pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia). Bem como, a partir de escolhas criteriosas, levando em consideração o cargo pretendido x características da personalidade.

Vantagens e Benefícios !!!

Considera-se o processo de avaliação psicológica de suma importância dentro do sistema de gestão de pessoas. Logo, sendo fundamental para basear decisões em dois momentos:

1)    Seleção de pessoal:

A avaliação psicológica mostra-se útil para uma escolha mais assertiva dos candidatos escolhidos para a vaga em questão. Nesse contexto, a seleção de pessoal utiliza-se das técnicas de entrevistas de seleção, dinâmicas de grupo, questionários dirigidos, técnicas projetivas de desenho e testes psicológicos, Ou seja, com ferramentas capazes de investigar as características da personalidade relevantes para o cargo. A avaliação oferece indicadores objetivos e dados concretos para conhecer as condições emocionais do sujeito, com se comporta diante de prazos, volume e ritmo de trabalho, qual a produtividade, suas reações frente a situações de crise, risco, pressão e cobrança, podendo averiguar todas as exigências necessárias para assumir o cargo.

2) Desenvolvimento profissional:

A avaliação psicológica é tida como um recurso de análise dos aspectos cognitivos, atitudes e postura profissional do trabalhador. Nos permite avaliar e conhecer o seu perfil, identificar pontos fortes a serem reconhecidos e valorizados, assim como o desenvolvimento dos pontos fracos.

Assim, com esse objetivo de desenvolvimento profissional e planejamento de carreira, a avaliação psicológica deve considerar a motivação, as capacidades diversas, as reais possibilidades de crescimento dentro da organização. Além de possíveis traços potenciais do colaborador e de superação das dificuldades encontradas.

Portanto, o investimento das empresas na avaliação psicológica com intuito de desenvolvimento profissional fideliza colaboradores e acarreta no consequente desenvolvimento da organização.

Entre em contato com a gente através do FALE CONOSCO e conheça nossos métodos e serviços.

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: