Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Psicoterapia ou Terapia sexual

A psicoterapia ou terapia sexual é responsável por tratar da vida sexual das pessoas, sejam casais ou solteiros. Logo, esse tipo de psicoterapia funciona de maneira bem semelhante às demais. Embora o foco do atendimento é a melhoria da qualidade sexual, superação de dificuldades sexuais e tratamento de doenças relacionadas ao sexo.

Imagem - terapia sexual

Da cama para o divã

A terapia sexual mostra-se indicada para casos de redução da libido, ejaculação precoce, disfunção erétil, fetiches sexuais não desejados. Bem como, vício sexual, sexo doloroso, repressão sexual, insegurança no sexo, vítimas de abuso sexual. Assim sendo, para toda e quaisquer dificuldades relacionadas ao relacionamento ou desempenho sexual.

Dados atuais nos mostram que 50% da população brasileira apresentam dificuldades sexuais. Mas, sendo essa estimativa apenas considerando pacientes que buscam atendimento de saúde médico ou psicológico especializado. Certamente esse número seria ainda maior, se contássemos os casos de pessoas que sofrem em silêncio.

A sexualidade em si é um termo muito mais amplo do que o sexo. Ela está presente na vida das pessoas desde que nasce, ao ser amamentado, ao aprender o controle esfincteriano, ao sentir admiração pelos pais, ao ter desejo em agradar. De modo que a sexualidade faz parte do desenvolvimento emocional da criança.

A sexualidade está relacionada à libido, a diversas sensações de prazer que sentimos na vida. É a energia vital que nos move dia a dia. Ela motiva as pessoas a acordar cedo, a praticar atividades físicas, a ir trabalhar, estudar, viajar, assistir a um filme, ler, criar, pensar, chorar, brigar. Logo, ela está presente em tudo que investimos energia e fazemos com atenção.

Já o sexo é o que distingue o homem da mulher. Essa expressão também é atribuída para significar o ato da relação sexual propriamente dita, seja por procriação, necessidade fisiológica ou busca de prazer.

Quando procurar a Psicoterapia ou Terapia Sexual ?

Existe um entorno grande de influências que podem tornar a vida sexual insatisfatória. As causas podem ser psicológicas, biológicas, físicas, comportamentais ou sociais para disfunção sexual.  Sendo os fatores psicológicos e emocionais a causa mais frequente.

Em suma, os problemas são causados por uma série de fatores: estresse, fadiga, emoções intensas, excesso de expectativa, auto cobrança, pressão, culpa, insegurança, dentre outros fatores ambientais e de relacionamento.

Pode ser um problema pontual e agudo ou um quadro repetitivo e crônico, em que as dificuldades estão presentes por mais tempo.

Livre-se dos Tabus !

Muitos tabus, mitos e preconceitos perpassam esse tema, fatores culturais enfatizam a repressão. É necessário livrar-se desses fantasmas. Nas décadas passadas essa visão era ainda mais instituída, mas ainda nos tempos modernos há quem confunda a sexualidade com vulgaridade ou promiscuidade. Neste contexto, podendo gerar inibições e problemas na vida sexual do individuo.

A sexualidade e o sexo em si é algo íntimo, que deveria ser encarado como natural, por ser inerente a todo ser humano.

Atualmente, ainda vemos a falta de comunicação e informação em muitas famílias. De modo que esse ainda é um assunto proibido no relacionamento entre pais e filhos ou entre casais. Dessa forma, gerando desconhecimento, desconforto, inseguranças e vergonha.

A psicoterapia ou terapia sexual cuida da saúde física e mental de pessoas casadas ou solteiras. Em resumo, proporciona mais comunicação entre os parceiros, aumento da autoestima e autoconfiança. Favorecendo o conhecimento, em relação ao seu corpo e ao do outro. Assim como, ter a consciência sobre seus desejos, medos, comportamentos, relacionamentos e emoções.

Como encontrar um Terapeuta Sexual?

Através da psicoterapia sexual é possível ter uma vida mais plena, satisfatória e feliz. Procure ajuda profissional se você sente dificuldades sexuais, podemos te ajudar! Conheça NOSSA EQUIPE

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: