Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Orientação Sexual

Orientação Sexual nas Escolas

A orientação sexual nas escolas começou a ser contemplada  a partir do ano de 1997.  Desde então, a sexualidade faz parte da rotina dos adolescentes. Em síntese, está presente em diversos espaços e, principalmente, nas instituições escolares. Mas, pode ser evidenciada nas conversas em grupos de amigos, meninos e meninas. Como também, nas festas; nas letras de músicas; nos programas de televisão e etc. Contudo, é um assunto pouco falado em função dos preconceitos, mitos e tabus que envolvem a sexualidade.

Imagem - Orientação Sexual

Além disso, a repressão que existe em torno do tema torna a maioria das pessoas desconfortável para abordar o assunto. Embora, a sexualidade deve ser ensinada para além do conhecimento biológico do corpo humano mostrado nas aulas de ciências.

Primeiramente, o bebê apresenta um desenvolvimento sexual desde que nasce, direcionando a libido. Como também, direciona sua energia vital, a diversas atividades que lhe dão prazer, tais como dormir; acordar; ser amamentado; receber carinho; sorrir para os pais, etc.

Portanto, somente a partir da puberdade e adolescência, é que o corpo amadurece. Assim, vindo a ter as condições necessárias para ocorrer os relacionamentos sexuais.

A fase do “Aborrescente”

Essa é a fase da curiosidade, de descobertas, de intensidade das emoções, da dificuldade de autocontrole, da instabilidade do humor e comportamentos, ficando o desejo muito mais acentuado.

A escola exerce um papel importante na formação e desenvolvimento da sexualidade de crianças e jovens. Assim, podendo orientá-los de forma mais efetiva e responsável no dia-a-dia.

A Psicotér identifica essa necessidade, compreende a relevância do assunto e mostra-se presente, como agente de educação, nas escolas. Nosso objetivo  é promover um espaço aberto de comunicação e educação dirigidos a crianças, jovens e até mesmo para os adultos. Bem como, adequar o nível de informações para as diferentes etapas do desenvolvimento.

Formas de Desenvolvimento do Assunto

A orientação sexual no ambiente escolar pode ser desenvolvida através de dinâmicas de grupos; debates; discussão de filmes; pesquisas na internet e em livros didáticos; em trabalhos realizados na sala de aula; oficinas de teatro e aula de artes de maneira mais interativa e criativa.

Enfim, a sexualidade também pode ser abordada em atividades com maior amplitude tais como reuniões; palestras e atividades direcionadas em auditórios escolares de forma que tragam conhecimento e informações sobre o tema. Enfim, desmistificando esse assunto e, claro, o acompanhamento deste processo por um psicólogo especializado, traz segurança e tranquilidade no manejo das informações.

Entre em contato com a gente através do FALE CONOSCO e solicite um orçamento.

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: