O que diz a sua fala?

Fala
A forma que você fala diz muito sobre você. Uma pessoa ansiosa, por exemplo, tende a falar mais rápido, já que acelera as palavras e, como popularmente dito, as “atropela”. Uma pessoa que fala de forma mais retraída, com a voz mais baixa, provavelmente é uma pessoa mais tímida, introvertida. A fala é uma projeção muito forte da nossa personalidade, o que diz a sua fala? O ritmo e a necessidade conforme ambiente e entorno são alguns dos principais fatores para direcionar a nossa comunicação.

Duas pessoas que se expressam de maneira divergente podem levar tempos bem diferentes para ler um mesmo texto: isso varia de acordo com as pausas, a dicção, a pronuncia de cada palavra, e, é claro, a personalidade de cada uma. Quem fala de vagar também pode ter uma postura diferente, geralmente chama menos atenção, tem diminuída a sua comunicação não-verbal e a postura corporal mais reservada.

A aproximação, o movimento do tronco ou da cabeça, geralmente indicam que uma pessoa quer falar. Costumamos compreender esses movimentos, dando ouvidos e espaço para quem os faz. Para algumas pessoas, esse momento de “ser notada” pode ser um tanto intimidador, já que é ela quem está no centro das atenções. Porém, para outras, é um costume ser esse centro, e mais: elas querem essa atenção.

O que leva alguém a se sentir intimidada por ouvir os outros? Quem fala muito precisa de muita atenção? São várias as perguntas que podemos fazer sobre a nossa comunicação verbal. O nosso tom de voz pode ser percebido de diversas formas e o dia a dia também pode influenciar na maneira que falamos. Quando saímos do trânsito estressado é possível que falemos de uma maneira diferente, mais grosseira e direta. A famigerada pergunta “está tudo bem?” vem de muitas percepções de falas.

Uma coisa é certa: a sua personalidade influencia no jeito que você fala. Além de muitos outros fatores que direcionam a sua forma de se comunicar. Você fala de que forma? Já se perguntou como os outros o enxergam pela maneira que você fala?

Se você quer conhecer melhor a sua personalidade ou melhorar a sua fala, procure uma psicóloga.
Entre em contato conosco através desse link e inicie sua Terapia Individual em Porto Alegre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *