O perigo das relações tóxicas

 

Você já parou para pensar na qualidade das relações que você tem? Sejam vínculos familiares, amorosos ou de amizades, você se sente bem ao lado das pessoas que convive? Há apoio e compartilhamento de momentos bons e ruins? Como estão suas relações?

Somos seres sociáveis, gostamos de nos relacionar, conversar, dividir alegrias, compartilhar tristezas… Assim, há muitas pessoas que passam pela nossa vida, umas permanecem, outras se vão. Será que as relações que permanecem no seu ciclo social hoje são saudáveis? Ou será que são relações tóxicas? As relações tóxicas são ditas assim, pois a “pessoa tóxica” apresenta diversos comportamentos e atitudes negativos que nos contaminam e, muitas vezes, são mascarados por um “querer bem”. Assim, somos “intoxicados” e não percebemos, não nos damos conta que aquela atitude, na verdade, pode ser prejudicial. Há um falso senso de preocupação ou amor que a pessoa tóxica dirige para nós e é o que faz com que, muitas vezes, a gente não reconheça a relação como tóxica. Fizemos uma lista com alguns comportamentos típicos que as pessoas tóxicas adotam nas relações:

  • Desvalorização de conquistas pessoais e profissionais
  • Ofensas, críticas em tom de “piada”
  • Atitudes irônicas, grosseiras e mesquinhas
  • Ações egoístas e ciumentas justificadas por “amor”
  • Exigência de atenção
  • Vitimização
  • Querer saber tudo da vida do outro para ter controle
  • Não há respeito pelo espaço, tempo e privacidade do outro
  • São pessoas insistentes e persuasivas

Assim, as relações tóxicas são contaminadas de negatividade, falta de estímulo e disputa. E a pergunta que fica é: será que realmente precisamos desse tipo de relação nas nossas vidas? Será que as relações que mantemos realmente nos fazem bem, contribuem para o nosso desenvolvimento? Você mantém alguma relação, com essas características, por comodidade, convivência no mesmo grupo social, ou até mesmo em uma relação amorosa? Relações que não nos acrescentam não devem fazer parte do nosso dia-a-dia e nem da nossa vida!

 

Na Psicoter contamos com profissionais especializados e que podem te auxiliar a buscar e manter relações saudáveis! Não precisamos ser tóxicos, merecemos relações boas e saudáveis! Entre em contato conosco através desse link para agendar uma Avaliação Gratuita Online ou Presencial com uma Psicóloga em Porto Alegre. Temos a garantia do melhor atendimento e psicólogos de Porto Alegre altamente qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *