Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

Filho de férias? Aproveite para fortalecer a relação

filho-de-ferias

As pessoas são seres relacionais, ou seja, precisam das relações para se desenvolverem. A criança é uma folha em branco que precisa ser preenchida. É através das relações que este processo acontece e ela aprende a reconhecer o mundo que a cerca.

Se seu filho está de férias, esse é o momento para trabalhar a saúde da relação. Relações saudáveis, em que os pais estão presentes, fazem planos e compartilham momentos de lazer e de alegria fazem com que os filhos se tornem pessoas mais seguras e assertivas.

Muitas vezes, a correria do dia a dia não permite que pais e filhos tenham muitos momentos de lazer e de interação. A época das férias, no entanto, é um momento de descanso e de descontração, ou seja, pode ser usado para realizar atividades diferentes, para conhecer novos lugares e ter experiências novas.

Portanto, que tal utilizar este período com seu filho de férias para fazer coisas que fortaleçam sua relação com seus filhos?
Atividades entre pais e filhos são momentos de trocas de carinho, de aprendizados, de conhecimento. Assim, são momentos de cada um se (re)conhecer; nas férias, a diminuição das atividades rotineiras, a possibilidade de passeios a outros lugares  e mais tempo livre podem fazer com que a convivência sofra algumas mudanças, e para melhor.

Qualquer atividade em que os pais e os filhos possam interagir é bem-vinda. Algumas delas podem ser realizadas em casa. Tais como cozinhar algo, arrumar algum cômodo da casa, jogar, assistir a algum programa ou filme; outras, podem ser realizadas na vizinhança, como ir a algum parque para brincar ou caminhar, ir a algum museu, ao cinema, ao shopping ou ao centro da cidade; e outras, ainda, exigem um pouco mais de dinheiro e planejamento, como por exemplo, fazer um passeio a outra cidade, para a praia, para outro estado, etc. Não há, porém, necessidade de gastar muito, nem de grandes planejamentos. Assim, o importante é poder estar junto, fazer algo que seja prazeroso a todos; que possa ser uma oportunidade de trocar carinho, atenção e aprendizado.

Relacionado: Psicoterapia Infantil, quando procurar?

Este aprendizado não precisa ser formal: “vamos ao shopping aprender a usar bem o dinheiro”; “vamos ao parque aprender a jogar bola”; “vou te ensinar a fazer bolo”. Ele acontece pelo exemplo, pelas respostas às perguntas e pela troca de carinho. 

Mais do que aprender algo objetivo, a criança aprenderá quem são seus pais e do que eles gostam; conhecerá novos lugares e aprenderá que existe um mundão lá fora para ela poder aproveitar. Ao dividir seu tempo com os filhos, os pais podem conhecê-los melhor; saber pelo que seus filhos se interessam e certamente podem até aprender algumas coisas com eles.

O importante é que o espaço de convivência aconteça e que as crianças também sejam ativas neste espaço. É importante que haja diálogo. Em outras palavras, que os pais mostrem diferentes possibilidades e que as crianças possam opinar e falar que tipo de atividades gostariam de fazer. Então, quando a criança sente-se acolhida, escutada e respeitada por seus pais, ela aprende a confiar neles e a seguir seus passos. Ela aprende que o mundo pode ser um lugar bom e que a opinião delas tem validade.

Além disso, a nova rotina será adaptada à vida depois das férias. Com os novos laços e a nova maneira de se relacionarem, com o que aprenderam uns sobre os outros neste período, pais e filhos certamente podem manter espaços de relações saudáveis, mesmo na volta às aulas. Lembre-se que este momento serve para fortalecer a relação e que, quando acabarem as férias, todos estarão mais unidos.

E então? O que você acha de convidar seu filho para um programa diferente hoje?

Psic. Anne Griza – CRP 07/13524

Psicóloga Clínica, Mestre em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas

Gostou? Compartilhe

Posts Relacionados

Confira os assuntos de maior interesse

avaliação psicológica bônus

    Se identificou com o assunto deste post?

    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*

    Seu e-mail*

    Seu telefone

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *