Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Como Planejar Melhor o Ano

Categoria: Ano Novo, Motivação/Dicas

Dicas para se organizar e planejar melhor o ano: Manter a autoestima e estabelecer metas a serem cumpridas ajuda e muito.

 O início do ano é uma época inspiradora para estabelecer metas. Você pode fazer um planejamento incluindo todas as áreas da sua vida ao longo do ano: amorosa, financeira, social, familiar, profissional, espiritual, saúde e bem-estar.

Assim, a vantagem deste tipo de planejamento é que a integração de diferentes áreas de nossas vidas fortifica o que somos: seres humanos com diferentes necessidades que se inter-relacionam para nosso desenvolvimento.

No entanto, um planejamento abrangente nem sempre dá certo para quem não é acostumado com agenda e prazos. Nestes casos, então, é necessária a familiarização com o controle e com a disciplina.

No consultório, percebo que algumas pessoas não gostam nem de ouvir as palavras “controle” e “disciplina”. Estas palavras não raro trazem sensações de aprisionamento e submissão. Se a disciplina e controle foram aprendidos de forma coercitiva não é de se estranhar o mal estar.

Mas, certamente, é muito importante rever estes conceitos para que se possa apropriar o que eles têm a oferecer de melhor: satisfação pelo dever cumprido e os benefícios das metas atingidas.

Se você tem problemas com autocontrole e disciplina, segue algumas sugestões para o planejamento do ano:

1. Escolha suas metas de acordo com as áreas que você tem mais domínio – É preferível ter menos metas ou áreas cobertas por seu planejamento para que você possa se acostumar com a organização e ter a satisfação de concluir o que quer.

2. Durante o processo, veja o que precisa melhorar – Você poderá perceber que têm dificuldades no planejamento em etapas, dimensionar o tempo, investimentos necessários… Procure um profissional adequado para ajudá-lo.

3. Perceba seus próprios sentimentos – Quando algo não dá certo você se irrita? Fica ansioso? Depois que se irrita, o que você faz? Os nossos sentimentos são o combustível para nossas ações. Por isso, perceba como você age emocionalmente e as consequências. Ciente disso, poderá ter mais controle. Se seus sentimentos não estiverem sob seu domínio procure uma forma de aprender com eles e sobre eles. Que tal um processo terapêutico?

4. Autoestima – Se você tem pensamentos ruins sobre você mesmo, precisa encontrar seu potencial. Baixa autoestima traz procrastinação e culpa, e a culpa é a assassina dos sonhos. Neste caso também recomendo terapia.

5. O que não der certo precisa ser registrado – Os erros do planejamento de um ano podem ser as metas de melhoria do ano seguinte.

6. Não deixe que sua falta memória apague suas vitórias – Anote também os pontos positivos do seu planejamento e seus benefícios.

7. Parabenize-se a cada etapa cumprida – Gratifique-se com algo que seja prazeroso e saudável. Sentimentos de gratidão promovem um melhor estado de funcionamento do cérebro.

Lembre-se que o planejamento anual diz respeito a sua vida. Dedique-se tanto quanto você acredita que sua vida merece ser cuidada.

Assista: http://www.youtube.com/watch?v=O1FQ89bNCVE

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: