Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Ansiedade na GRAVIDEZ: Saiba mais sobre essas mudanças

Categoria: Ansiedade, Doenças e Transtornos

Quando pensamos em gravidez, logo imaginamos um período de descobertas de novas emoções e sensações. Geralmente a gravidez é considerada um período de bem-estar emocional para a mulher.

Ansiedade na GRAVIDEZ

Saiba o que a ansiedade na gravidez causa.

No entanto, as transformações físicas da gravidez somadas com as expectativas, mesmo quando o bebê foi planejado, pode desenvolver alguns transtornos que são associados a ansiedade na gravidez, medo insegurança, tristeza e raiva.

De acordo com estudos recentes, o aumento dos níveis de estrogênio e progesterona por si só durante a gravidez já podem alterar as emoções da gestante. Dessa forma, preocupações em relação a saúde da criança, a própria capacidade de ser mãe e as mudanças que ocorrerão após o nascimento, como financeiras e de estilo de vida, geram o mais comum transtorno na gravidez, conhecido como: Ansiedade Pré-natal.

☝ Afinal, o que é Ansiedade pré-natal ou ansiedade na gravidez?

Primeiramente, a ansiedade é mais do que sentir-se ansiosa sobre uma situação específica. É quando os sentimentos de estar ansiosa e estressada não desaparecem. Certamente, estes sentimentos não podem ser controlados facilmente; assim como acontecem sem nenhuma razão específica.

? A preocupação excessiva e o estresse da ansiedade podem começar a ter um impacto sério na vida de quem sente. Além disso a ansiedade pré-natal pode gerar o desenvolvimento de uma ou mais das seguintes condições durante a gravidez.

Ansiedade Generalizada (TAG) : a pessoa se sente ansiosa na maioria dos dias.

? Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC): quando se começa a realizar certo comportamentos ou rituais, popularmente conhecida como “manias’’.

? Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT): quando a ansiedade está relacionada a um evento traumático do passado e a pessoa tem sonhos ruins, flashbacks e acha difícil relaxar.

? Transtorno do Pânico: a presença de ataques de pânico, quando se sente esmagadoramente ansiosa e sintomas físicos como falta de ar, dor no peito , tontura e sensação de formigamento não mãos e braços .

? Agorafobia : o medo de frequentar espaços abertos ou públicos..

? Fobia Social: quando se está preocupado em ser criticada ou humilhada em público.

Se você já tem um transtorno de ansiedade ou é alguém que se preocupa muito, pode estar em maior risco de desenvolver ansiedade durante a gravidez. Dessa forma, se você já tem um distúrbio de ansiedade, é importante procurar tratamento no início da gravidez para garantir que você e seu bebê recebam os cuidados corretos.

Como sei se tenho ansiedade pré-natal ou ansiedade na gravidez? ?‍♀

Você pode ter ansiedade pré-natal se você: sentir-se preocupado, estressado ou na maior parte do tempo tem pensamentos recorrentes que não vão embora , sentir ataques de pânico, ter os músculos tensos e achar difícil manter a calma.

Esses sintomas podem se desenvolver gradualmente, ou você pode experimentá-los repentina e intensamente. Assim, eles podem piorar com o tempo se não forem tratados.

Seguem algumas dicas para diminuir a instabilidade emocional durante a gravidez:

? Converse com outras mães, fale sobre seus medos e então, troque experiências.

?‍♀ Evite situações e pessoas negativas. Contudo, durante a gravidez a sensibilidade esta exacerbada o que gera emoções com facilidade.

? Controle sua ansiedade. Assim, busque alternativas como exercícios respiratórios, meditação e leituras leves. Além de se permitir conversar com profissionais da área da saúde mental.

⚠️ Por Manuela Goulart – Psicóloga da Equipe Psicotér

? Tire suas dúvidas

Psicotér: clínica de psicologia em Porto Alegre com atendimento presencial, online e domiciliar.

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: