Como parar de procrastinar?

Adiar

Deixar algo importante para depois, adiar tarefas e se enrolar em prazos: tudo faz parte da procrastinação. Como parar de procrastinar? Qual seria o motivo para isso? Vários. Às vezes pelo fato de não haver um prazo específico, pelo retorno daquele afazer não ter um benefício claro ou ser de longa data, por exigir muito da gente ou ser complexo, por falta de cobrança, entre outros.

Esclarecer o valor de uma atividade, saber os benefícios que ganhará com ela, é importante para ajudar no direcionamento de suas ações. Reconhecer as vantagens é conhecer o entorno daquilo que está planejando. Por exemplo, o objetivo de ser aceito em uma universidade estrangeira implica, entre muitas outras coisas, no estudo de uma língua estrangeira, na pesquisa sobre como chegar lá e no envio de um material (geralmente uma carta de aceitação): chegar lá envolve uma melhora no seu currículo, mais respeito no mercado, aprendizado pessoal e profissional, novos conhecimentos culturais, além de trocas de pensamentos e comportamentos. Para concretizar o que precisa ser feito para chegar lá, ter esses objetivos claros é fundamental.

Podem existir vários objetivos em uma só ação, mas você deve estar atento aos mais profundos e com melhores resultados para você. Ao abrir uma empresa inovadora, o objetivo de vender seus produtos ou serviços é um dos mais claros, mas divulgar uma ideia será que não é mais motivador?

Responda a você: o que me faz adiar o que preciso ou quero fazer?
Então busque a solução: eu posso mudar isso? Por que eu tenho esse empecilho?

Fazer uma lista do que precisa fazer ajuda a tornar mais clara sua rotina e suas metas. Frequentemente pequenas coisas tomam muito o nosso tempo e nem percebemos. Alterar nossa rotina, propor saídas para uma maior organização pessoal pode ser um bom caminho, caso se perceba sobrecarregado.

Crie prazos para que suas atividades sejam mais determinadas. Você pode anotá-los em uma agenda, um calendário, lembrete de celular, ou naquilo que mais seja visível e eficaz para você. Não existe problema em planejamentos e tempo de pesquisa ou amadurecimento de ideias, mas desvincule a ideia de que existe um momento perfeito para que as coisas sejam feitas, pois isso pode prender suas mãos. Faça ser o momento perfeito. O presente é o momento perfeito.

Tem uma infinidade de prazeres que podem nos distrair para que realizemos nossos objetivos. Ficar no Facebook, no WhatsAap e no Instagram pode ser um ótimo passatempo, mas concentre-se: tenha foco no que você quer e no que você receberá.

Se você sente que procrastina muito e tem dificuldades para alcançar seus objetivos, procure uma psicóloga.
Entre em contato conosco através desse link e permita uma vida com mais conquistas iniciando a Terapia Individual em Porto Alegre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *