Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

Pessoa Sádica: Como Identificar Essas Personalidades?

personalidade sádica

Você sabe o que é personalidade sádica?

Se você conhece alguém que sente prazer, satisfação quando escuta tragédias, dificuldades, desgraças; gosta muito de histórias de violência, crimes; gosta de machucar os outros, vê-los sofrendo ou sente prazer em magoar, fazer o outro sofrer, você conhece uma pessoa com personalidade sádica.

Pessoas com personalidade sádica não são necessariamente serial killers ou pervertidos sexuais. Sendo assim, personalidades que apresentam algum grau de sadismo estão por toda a parte. Esta característica é mais comum do que você pensa.

Personalidade sádica no sexo

O sadismo sexual é a forma mais conhecida por nós. Caracteriza-se por utilizar a agressividade, infringir dor ou humilhação no intuito de obter prazer sexual. Alguns parceiros utilizam estes meios para apimentar a relação e aumentar o nível de excitação, como é o caso do sadomasoquismo.

Porém, a característica sádica vai além do âmbito sexual. Ela está ligada a obtenção de prazer emocional ao observar o sofrimento alheio, controlar e possuir poder sobre os outros. Isso inclui diversas formas de prática de sadismo como maus tratos a animais, violência doméstica, bullying, abuso militar e policial e a “trollagem”.

atendimento psicológico online

Sadismo com animais

Pessoas sádicas que praticam maus tratos a animais apresentam duas formas de fazê-lo. Dessa forma, alguns praticam a crueldade ativa, onde há intenção deliberada de machucar um animal causando-lhe dor e sofrimento.

Como por exemplo, achar graça em colocar sal na lesma, caçar passarinhos por esporte, chutar um cachorro; outros praticam a crueldade passiva, realizando uma negligência intencional, criando sofrimento prolongado como, por exemplo, deixar de alimentar um animal.

Veja também: Você sabe o que é demissexualidade?

 

Pessoa sádica: prazer na dominação e submissão

Outra forma de praticar o sadismo, a violência doméstica pode ser realizada de forma explícita ou velada. Por exemplo, a violência praticada dentro de casa, em ambiente familiar e inclui diversas práticas como abuso sexual, maus tratos e agressão física.

O bullying, prática muito conhecida por nós atualmente, também é uma forma de sadismo. A pessoa que pratica agride intencionalmente, verbal ou fisicamente, outra pessoa ou grupo de pessoas, de modo repetitivo e sistemático. Ela ameaça, oprime, intimida, humilha, maltrata e sente prazer em fazer isso.

Pessoas sádicas podem ter cargos de autoridade e utilizam desse benefício para praticá-lo, com condutas abusivas de poder, uso injusto ou impróprio da autoridade em relação a algo ou alguém, como por exemplo, abuso policial, utilizar um cargo de autoridade para humilhar, agredir as pessoas.

Por fim, a “trollagem” também é uma prática realizada por pessoas sádicas. Consiste em sacanear pessoas que estão em uma conversa na internet com argumentos sem sentido, apenas pelo prazer de zoar, chatear, humilhar as pessoas e perturbar a conversa.

Sendo assim, estas práticas de sadismo auxiliam na identificação deste tipo de personalidade sádica, mas, muitas vezes, a manifestação se esconde atrás de sutilezas no dia a dia.

Frases como “ela precisa sofrer para aprender a viver”, “ele precisa entender que só conquistamos as coisas na vida depois de muito sofrimento”, “ele perdeu aquele jogo, bem feito”, “ele tem que pagar pelo que ele fez, deixa sofrer”, indicam pensamentos sádicos em relação aos outros.

agendar avaliação psicóloga online

Pessoas sádicas estão por todos os lados

Dessa forma, pessoas que possuem o componente de sadismo em sua personalidade são de difícil convivência, porque geralmente não se arrependem ou sentem culpa ao causar sofrimento a alguém. São frias, críticas e apresentam comportamento pejorativo contra as pessoas.

Portanto, o sadismo é mais comum do que pensamos e se manifesta em diversas formas no dia a dia.

 Por Roberta Gomes – Psicóloga

Se você percebe que tem ou conhece alguém que tenha essas características, entre em contato conosco através desse link para agendar uma Avaliação Gratuita para psicoterapia, com um Psicólogo ou Psicóloga em Porto Alegre. Temos a garantia do melhor atendimento e psicólogos de Porto Alegre altamente qualificados. 

Gostou? Compartilhe

Posts Relacionados

Confira os assuntos de maior interesse

avaliação psicológica bônus

    Se identificou com o assunto deste post?

    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*

    Seu e-mail*

    Seu telefone

    10 respostas

      1. Olá Cleber!

        Ficamos muito animados em saber que você gostou do nosso conteúdo! Nós publicamos artigos como esse semanalmente e ainda temos posts diários sobre assuntos relacionados à saúde mental no Facebook e Instagram. Nos acompanhe por lá também, trazemos muitos assuntos interessantes!

        Grande abraço!

    1. Infelizmente, conheço uma pessoa que desde pequena gosta de programas violentos ou programas de relação criminosa. Tem o costume de ofender, as pessoas ao seu redor e gosta de entristecer as pessoas próximas. Também tem o problema de limpeza compulsiva. Hoje a pessoa possui 66 anos, e infelizmente com a idade as suas manias aumentaram. Se nega buscar ajuda , tem alguma técnica para saber lhe dar com este tipo de sadismo

      1. Olá Carlos!

        Realmente, com a idade as questões podem se aprofundar, mas elas nunca deixam de ter solução! Sempre há tempo de buscar a ajuda de um profissional, mesmo que a pessoa precise ser acostumada a ideia, inicialmente.
        Lidar com alguém que tem esse comportamento mais agressivo pode ser um desafio também, mas tudo pode ser construído através de diálogo e terapia. Você pode dar o primeiro passo e aprender, junto com seu psicólogo, a melhor forma de lidar com essa pessoa, melhorando a relação de vocês e, futuramente, ajudando ela a evoluir também! É um trabalho, mas que pode trazer grandes resultados com o tempo!

        Nós, da Psicotér, seguimos à disposição para te ajudar nessas demandas!

    2. O sadismo inconsciente está presente no dia a dia das pessoas em pequenas atitudes que eu já percebi. Não precisa ir muito longe. Eu já percebi que todos nós temos um pouco de sadismo. Por exemplo: o nosso lado perverso de sem querer , deseja mal ao outro, querer armar uma trama para que o outro se dane no ambiente de trabalho para depois dar risadas. O fofoqueiro e invejoso tem um pouco de sadismo . Ele quer ter o prazer de destruir a imagem do outro. Isso já é um sadismo.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *