Conheça mais sobre Lisiane Duarte

Completamente apaixonada pelo ser humano, realizada e privilegiada por poder participar da transformação de vidas. Empenho e paixão são os ingredientes que compõem o seu trabalho, além da experiência prática e teórica de mais de 15 anos de atuação.

 

 

 

Psicóloga CRP 07/12563 – Sócia e Diretora Técnica da Psicotér Centro de Atendimento Ltda

  • Terapeuta Cognitivo Comportamental
  • Pós-graduanda em Psicologia Corporal (Análise Reichiana)
  • Pós-graduada em Gestão do Capital Humano
  • Possui diversos cursos de aperfeiçoamento em Terapia Cognitivo Comportamental
  • Psicóloga Clínica desde 2003, trabalhando com Psicoterapia individual e em grupo com crianças, adolescentes, adultos, idosos, casal e família em consultório particular
  • Consultora de recolocação profissional há mais de 15 anos, capacitando e orientando profissionais em transição de carreira na busca de novas oportunidades
  • Atuou por 2 anos na Cruz Vermelha Brasileira, com atendimento de dependentes químicos e familiares
  • Foi psicóloga escolar no Instituto Maria Imaculada realizando orientação psicológica, orientação vocacional de adolescentes e atendimento psicológico de alunos, pais e professores, além de palestras para o público da escola
  • Possui vivência de mais de 12 anos como consultora em diversas empresas nacionais e multinacionais, nas diversas áreas de RH, atendimento e avaliação psicológica de profissionais

 

A TCC ou Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem mais específica, breve e focada no problema atual do paciente, ou seja, a queixa é tratada com pontualidade através de técnicas e exercícios que proporcionam a reestruturação cognitiva e o alívio ou cura dos sintomas. A TCC é indicada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para tratamento de transtornos do humor.

Características que a distinguem de outras formas de psicoterapia são o tempo curto e limitado e a eficácia comprovada através de estudos empíricos, em várias áreas de transtornos emocionais, como depressão, transtornos de ansiedade (transtorno de ansiedade generalizada, fobias, pânico, hipocondria, transtorno obsessivo-compulsivo), dependência química, transtornos alimentares, dificuldades interpessoais (terapia de casal e de família), transtornos psiquiátricos, etc., para adultos, crianças e adolescentes, nas modalidades individual e em grupo. Sua utilização no tratamento de psicoses apresenta resultados encorajadores. TCC ainda é indicada como coadjuvante no tratamento de transtornos orgânicos, e em intervenções nas áreas de educação, organizações e esportes.

Por outro lado, a Psicologia Corporal estuda o ser humano em seu aspecto somatopsicodinâmico, onde o corpo, a mente e a energia são trabalhados em seu conjunto e em sua relação funcional. A mente retém os conflitos emocionais durante toda a nossa história e é a responsável pela formação de nossas neuroses. O corpo também retém esses conflitos em forma de couraça muscular, contraindo-se e adotando posturas defensivas como olhos arregalados, boca tensa, apertada, pescoço rígido, ombros erguidos ou caídos, peito estufado, etc.

Pela sua diversidade de recursos terapêuticos, ela é eficaz tanto no tratamento de distúrbios psicológicos (tais como depressão, ansiedade, fobias, dificuldades de relacionamento humano e afetivo) e de muitos distúrbios orgânicos (como dores de cabeça, hipertensão, asma, distúrbios menstruais, colite, gastrite e obesidade, por exemplo).

Durante o tratamento são utilizados trabalhos corporais como: Movimentos oculares e foto-estimulação; Respiração; Actings; Técnicas de Manipulação ou Massagem Reichiana; Trabalhos de expressão sonora; movimentos expressivos dos membros; visualizações; expressões faciais; técnicas posturais e de equilíbrio; alongamento; e também técnicas vivenciais envolvendo a dinâmica de relacionamentos importantes.