Informações sobre Psicoterapia

 

Essa página lhe ajudará a compreender, em poucos passos, o porquê é de extrema relevância a procura de um psicólogo e o que esperar em sua primeira consulta com um profissional.

Primeiro Passo: O que faz um psicólogo e quando buscar ajuda?

Primeiramente, muitos desconhecem o que um psicólogo de fato faz. Alguns acreditam que psicólogo “é coisa de louco”, e por isso não há motivos para procurá-lo. Outros acreditam que psicólogo é aquele que só ouve, que é um amigo. Há, ainda, aqueles que nem procuram saber sobre o assunto, simplesmente por acreditarem que não precisam, que “todo mundo tem problema e que tem que se virar sozinho”. Muito mais que isso, a psicologia é uma ciência que tem por objetivo explicar como o ser humano pode conhecer e interpretar a si mesmo e como pode interpretar e conhecer o mundo em que vive. Estuda várias abordagens, com foco no ser vivo (fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores). Mas, acima de tudo, o psicólogo promove saúde e bem estar, com objetivo na qualidade de vida.

Infelizmente, por diversos motivos (falta de conhecimento, vergonha, etc.) muitas pessoas deixam de procurar a ajuda de um psicólogo, embora seja um procedimento muito simples, assim como uma pessoa que vai ao dentista tratar a dor de dente, ela também pode ir a um psicólogo para tratar suas dores emocionais.

A procura de um profissional pode acontecer em qualquer momento de sua vida, como em separações, perda de um ente querido, estresse, medos, traumas, doenças psicossomáticas, depressão e qualquer outro transtorno, insegurança, dificuldades em lidar com pessoas ou com ela mesma, timidez, fobias e muito mais. Lembrando que isso é válido para todas as idades, como forma de tratamento ou preventiva.

Buscar a ajuda é o primeiro passo.

Segundo Passo: O que esperar da primeira consulta?

Decidir e marcar a primeira consulta, talvez faça você sentir algum constrangimento, insegurança ou intranquilidade, pela situação nova que se apresenta, por ser desconhecido e não se ter uma ideia clara do que dizer, perguntar ou esperar desse processo. RELAXE!

A primeira consulta será uma triagem, uma avaliação. É quando você e o profissional irão se conhecer pessoalmente, o psicólogo irá investigar as queixas ou o que o levou até ali e elaborar um planejamento para ser seguido ao longo do processo psicoterapêutico.

Você poderá falar livremente da sua situação concreta; das dificuldades ou mal estar que está instalado no seu dia a dia, enfim, do seu sofrimento e de tudo o que lhe incomoda ou que não está conseguindo resolver. Neste momento o psicólogo além de investigar o problema e indicar a abordagem terapêutica, também combinará o valor e frequência da terapia.

Terceiro Passo: Sigilo, empatia e confiança.

Quando um psicólogo se forma, faz juramentos, um deles é de que tudo aquilo que ouvirem e virem, ficará em extremo sigilo para proteger o atendido. Então fique tranquilo, o sigilo de suas informações estará garantido por um código de ética.

Assim como em qualquer serviço que você procura, você certamente avaliará o ambiente, o quanto se sentiu bem com a pessoas, sentiu confiança, sentiu-se à vontade; também na primeira consulta de avaliação com um psicólogo é importante que você sinta empatia, afinal de contas este profissional será a pessoa que você falará da sua vida. Faz parte da prática psicológica proporcionar um ambiente acolhedor para que você se sinta à vontade em expor sobre os motivos que lhe trazem ao consultório. Normalmente a conversa é agradável porque a pessoa percebe ao conversar com um psicólogo que não há julgamentos e críticas e que há um puro respeito pela sua história e por seu modelo de mundo. Uma relação de extrema confiança e harmonia irá facilitar a conquista dos resultados esperados.

Fique certo de que mesmo a pessoa chegando mais tensa, ansiosa… ela sai da consulta muito melhor do que entrou. Normalmente é o que acontece!

Não deixe para depois, faça psicoterapia. Nós psicólogos estamos aqui para ajudá-lo.

Quarto Passo: Conheça nosso consultório.

 

O que você está esperando? Entre em contato conosco através desse link e melhore sua qualidade de vida.